Projecto CTEL (Carro Turístico Eléctrico)

Novidades!

Novidades:

--> O projecto CTEL vai estar em exposição na Feira de S. Pedro, em Torres Vedras, entre os dias 23 de Junho e 3 de Julho.

--> O trabalho foi realizado com sucesso

--> Para sua conclusão falta apenas a colocação de uma lona com os logótipos dos patrocinadores, em volta do carro.

--> O nosso blogue é actualizado todas as Segundas-Feiras;

--> Responda aos nossos questionários...

Descrição do Veículo

Pretendemos desenvolver um meio de transporte turístico e ecológico para a cidade de Torres Vedras.

Este carro terá um formato de monovolume de quatro rodas (duas dianteiras e duas traseiras), sendo a direcção à frente e a tracção atrás, com 2.5m de comprimento, 1.7m de largura e 1.5m de altura.

Destina-se ao transporte de uma pessoa, terá 1 motor eléctrico com uma potência de 800W, duas baterias de 12V, que serão recarregadas pelo painel solar, uma velocidade máxima de ainda em estudo e poderá ser utilizado em zonas de lazer como a ciclo-via e o parque da várzea.

Este carro poderá ser abastecido nos pontos de carregamento Mobi-E instalados no concelho.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Relatórios semanais de actividade - Semana 1: 27 de Setembro a 3 de Outubro

Semana 1: 27 de Setembro a 3 de Outubro


Começámos pela escolha do tema, após muita discussão e de surgirem várias ideias, tais como, a construção de um overcraft, de um barco e de um corta-relva, acabámos por escolher a elaboração de um projecto de um carro turístico ambiental eléctrico de quatro lugares. Consoante os gostos dos alunos acabámos por formar um grupo de três elementos: Bruno Sousa, Miguel Barardo e Rafael Martins.Escolhido o tema partimos para a investigação, começámos por pesquisar uma maneira de arranjar motores eléctricos e as suas respectivas baterias (http://www.aki.pt/2009/index.php?id=605&sf=1). Perdemos algum tempo nisto e após de observarmos alguns preços exorbitantes começámos a perder a esperança e a surgirem os primeiros pequenos grandes problemas. Depois de alguma discussão, começámos a pensar mais pequeno e em vez de construir um modelo à escala real, optámos por fazer apenas uma maquete, uma vez que, para construir um carro de quatro lugares, não conseguíamos obter motores eléctricos com potência suficiente para pôr o projecto a funcionar.Ultrapassado o primeiro problema, partimos para a pesquisa de como construir um carro eléctrico e de como podíamos retirar o máximo rendimento dele sem ter elevados custos de produção.
Sumário:- Orientações DGIDC.- Metodologias e fases de trabalho: cronograma; critérios e instrumentos de avaliação.- Início da escolha do tema e formação de grupos.

Conclusão:         
Neste primeiro contacto com o projecto, concluímos que precisamos de ser ambiciosos, porém não pensar demasiado em grande. Quanto ao carro em si, descobrimos que um motor de corrente contínua é bem mais eficiente que um de corrente alternada, porém é também mais cara. Com o objectivo de aumentar a autonomia do carro, podíamos utilizar um motor de combustão que seria utilizado caso a bateria acabasse, porém o objectivo do trabalho consiste num carro totalmente limpo, por isso ficou fora de questão, ou então usar um sistema de travagem regenerativa, que reaproveitava a energia em caso de travagem ou abrandamento, mas este sistema provou-se demasiado caro para a quantidade de energia que aproveitava, logo não conseguimos resolver este problema. Para obter uma boa bateria, concluímos que esta não deve precisar de muita manutenção, o custo tem de ser baixo, segura, universal e sobretudo tem de se adequar às características do nosso carro (http://www.ideiasambientais.com.pt/artigos/veiculos_electricos.pdf).