Projecto CTEL (Carro Turístico Eléctrico)

Novidades!

Novidades:

--> O projecto CTEL vai estar em exposição na Feira de S. Pedro, em Torres Vedras, entre os dias 23 de Junho e 3 de Julho.

--> O trabalho foi realizado com sucesso

--> Para sua conclusão falta apenas a colocação de uma lona com os logótipos dos patrocinadores, em volta do carro.

--> O nosso blogue é actualizado todas as Segundas-Feiras;

--> Responda aos nossos questionários...

Descrição do Veículo

Pretendemos desenvolver um meio de transporte turístico e ecológico para a cidade de Torres Vedras.

Este carro terá um formato de monovolume de quatro rodas (duas dianteiras e duas traseiras), sendo a direcção à frente e a tracção atrás, com 2.5m de comprimento, 1.7m de largura e 1.5m de altura.

Destina-se ao transporte de uma pessoa, terá 1 motor eléctrico com uma potência de 800W, duas baterias de 12V, que serão recarregadas pelo painel solar, uma velocidade máxima de ainda em estudo e poderá ser utilizado em zonas de lazer como a ciclo-via e o parque da várzea.

Este carro poderá ser abastecido nos pontos de carregamento Mobi-E instalados no concelho.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Veículos eléctricos

    Os veículos eléctricos são encarados como uma solução possível e vantajosa, face ao contexto económico e ambiental mundial.
    O veículo eléctrico é um tipo de veículo que utiliza motores eléctricos. É composto por um sistema primário de energia, uma ou mais máquinas eléctricas e um sistema de accionamento e controle de velocidade ou binário.
Existem actualmente diversos tipos de veículos:
      • Veículos puramente eléctricos – veículo que depende unicamente de energia eléctrica como fonte de tracção.
      • Veículos Híbridos - Os veículos que utilizam motores de combustão interna, mas que também utilizam motores eléctricos em certos regimes de funcionamento são considerados veículos eléctricos híbridos. Os veículos híbridos emitem gases nocivos para a atmosfera embora em menor quantidade, uma vez que em certos regimes de funcionamento só o motor eléctrico se encontra em funcionamento. Noutros casos estão os dois em funcionamento tendo o motor eléctrico a função de ajudar o motor de combustão interna na produção de tracção, reduzindo assim o consumo de combustível e consequente emissão de poluentes para a atmosfera.

      • Veículos Eléctricos com extensão de autonomia - Os veículos eléctricos com extensão de autonomia possuem motor de combustão interna auxiliar. Em funcionamento normal estes veículos são puramente eléctricos, mas o sistema de gestão de energia ao detectar a necessidade de recarregar as baterias liga o motor de combustão interna, que em geral é de baixa potência e económico e este através de um gerador eléctrico e de electrónica adicional (conversores2/rectificadores3 AC/DC) recarrega as baterias do veículo permitindo assim estender a sua autonomia, embora consumindo combustível e emitindo gases nocivos para a atmosfera. 
      •  Veículos a célula de combustível - Existem ainda os veículos eléctricos a célula de combustível cujo desenvolvimento tem sofrido um forte investimento nos últimos anos mas que ainda se encontram em fase de estudo não existindo nenhum modelo disponível no mercado. A fonte de energia nestes veículos é o hidrogénio, combustível muito instável e que tem de ser armazenado em condições específicas, sendo este um dos factores que dificulta o desenvolvimento deste tipo de veículos.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Relatórios semanais de actividade -Semana 17: 31 de Janeiro a 5 de Fevereiro

Semana 17: 31 de Janeiro a 5 de Fevereiro

- Último contacto com patrocinadores.

                Já tendo entregue todas as cartas a todos os patrocinadores, resta-nos fazer a última ronda para saber as respostas das empresas.

Conclusão:

                Em conclusão, devido à conjectura económica do país a maior parte das empresas que contactámos não estão interessadas em patrocinar o nosso projecto.