Os veículos eléctricos são encarados como uma solução possível e vantajosa, face ao contexto económico e ambiental mundial.
O veículo eléctrico é um tipo de veículo que utiliza motores eléctricos. É composto por um sistema primário de energia, uma ou mais máquinas eléctricas e um sistema de accionamento e controle de velocidade ou binário.
Existem actualmente diversos tipos de veículos:
- Veículos puramente eléctricos – veículo que depende unicamente de energia eléctrica como fonte de tracção.
- Veículos Híbridos - Os veículos que utilizam motores de combustão interna, mas que também utilizam motores eléctricos em certos regimes de funcionamento são considerados veículos eléctricos híbridos. Os veículos híbridos emitem gases nocivos para a atmosfera embora em menor quantidade, uma vez que em certos regimes de funcionamento só o motor eléctrico se encontra em funcionamento. Noutros casos estão os dois em funcionamento tendo o motor eléctrico a função de ajudar o motor de combustão interna na produção de tracção, reduzindo assim o consumo de combustível e consequente emissão de poluentes para a atmosfera.
- Veículos Eléctricos com extensão de autonomia - Os veículos eléctricos com extensão de autonomia possuem motor de combustão interna auxiliar. Em funcionamento normal estes veículos são puramente eléctricos, mas o sistema de gestão de energia ao detectar a necessidade de recarregar as baterias liga o motor de combustão interna, que em geral é de baixa potência e económico e este através de um gerador eléctrico e de electrónica adicional (conversores2/rectificadores3 AC/DC) recarrega as baterias do veículo permitindo assim estender a sua autonomia, embora consumindo combustível e emitindo gases nocivos para a atmosfera.
- Veículos a célula de combustível - Existem ainda os veículos eléctricos a célula de combustível cujo desenvolvimento tem sofrido um forte investimento nos últimos anos mas que ainda se encontram em fase de estudo não existindo nenhum modelo disponível no mercado. A fonte de energia nestes veículos é o hidrogénio, combustível muito instável e que tem de ser armazenado em condições específicas, sendo este um dos factores que dificulta o desenvolvimento deste tipo de veículos.